quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Derramamento de óleo - uma Catástrofe Ambiental

O derramamento de óleo é uma grande catástrofe ambiental que atinge os oceanos desde o início do século. Estes derramamentos acontecem por diversos motivos, tais como acidentes com navios petroleiros, rompimento de cascos, e mais recentemente com a explosão de uma plataforma de petróleo no Golfo do México.
Os impactos ambientais de um derramamento de óleo são enormes, a mancha de óleo se propaga pelo mar, matando milhares de peixes, aves e corais, além de contaminar a água.

Explosão da plataforma no Golfo do México (final de abril de 2010)

Vazamento de petróleo no Golfo do México
 Cinco mil barris (quase 800 mil litros) de petróleo jorraram diariamente no mar do Golfo do México depois da explosão de uma plataforma. O vazamento foi cinco vezes maior que o previsto e foi considerado catástrofe nacional pelo governo norte-americano.
Os esforços para conter o avanço da mancha, que incluem até uma barreira de lona, foram insuficientes. O governo americano reforçou a ajuda à região para tentar evitar um desastre ambiental ainda maior.
Os estados do Alabama, Louisiania e Flórida declararam estado de emergência, alegando que a catástrofe é uma série ameaça ao ambiente e à economia.
Vários estados americanos estão em alerta por causa do vazamento de petróleo. Há temor de que praias e refúgios de vida selvagem sejam danificados em quatro estados. Lontras, pelicanos e outros pássaros estão no caminho da mancha de petróleo, e o serviço de preteção ambiental do país tenta proteger as espécies ameaçadas.

Derramamaento de óleo - Catástrofe ambiental nos mares

Nenhum comentário:

Postar um comentário