quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Chuva Ácida


O que são chuvas ácidas?
Chuva ácida é um termo usado para qualquer chuva que possua pH menor que 4,5.
A solubilização de alguns gases presentes na atmosfera é a causa da acidez. Entre estes gases destacam-se os gases contendo enxofre proveniente das impurezas da queima dos combustíveis fósseis.
As chuvas "normais" são ligeiramente ácidas, pois seu pH é próximo de 5,6. A acidez natural é causada pela dissociação do dióxido de carbono em água, formando ácido carbônico (ácido fraco), conforme a reação química:

CO2 (g) + H2O (l) → H2CO3 (aq)

O que provoca chuvas ácidas?
Emissões dos vulcões e alguns processos biológicos que ocorrem nos solos, pântanos e oceanos.
Indústrias, centrais termoelétricas, veículos de transporte.

Os gases podem ser transportados durante muito tempo na atmosfera antes de reagirem com partículas de água, originando ácidos que precipitam mais tarde.
A precipitação ácida ocorre quando a concentração de dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de azoto (NO, NO2 , N2O5) é suficiente para reagir com as gotas de água suspensas no ar.
A chuva ácida industrial é um problema substancial na China, na Europa Ocidental, na Rússia e em áreas sob a influência de correntes de ar provenientes desses países. Os poluentes resultam essencialmente da queima de carvão com enxofre na sua composição, utilizado para gerar calor e electricidade. Porém nem sempre as áreas onde são libertados os poluentes, como as áreas industriais, sofrem as consequências dessas chuvas, pois a constante movimentação das massas de ar transporta esses poluentes para zonas distantes. Por esta razão, a chuva ácida é, também considerada uma forma de poluição transfronteiriça, já que regiões que não poluem podem ser severamente prejudicadas pela sua precipitação.

Consequências das chuvas ácidas
  • Para a saúde: como a chuva ácida libera metais tóxicos que estavam no solo, os mesmos podem contaminar os rios e serem inadvertidamente utilizados pelo homem, causando sérios problemas de saúde.
  • Nas casas, prédios e demais edifícios: corrosão de alguns dos materiais utilizados nas contruções, como pedra, metal e tinta.
Para o meio ambiente:
  • Lagos: Geralmente os lagos possuem pH entre 6 e 8. O pH pode atingir valores aproximados a 5 quando os solos e a água não têm a capacidade de neutralizar a chuva ácida, assim, todos os organismos que vivem em meios aquáticos poderão morrer. A medida que a acidez dos lagos aumenta, os peixes vão desaparecendo.
  • Desflorestação: a chuva ácida provoca clareiras, matando algumas árvores de cada vez. As árvores não crescem como deveriam e as folhas, em vez de estarem verdes, ficam castanhas e acabam caindo.
  • Agricultura: a chuva ácida afeta as plantas quase da mesma forma que as florestas, porém a destruição é mais rápida devido as plantas serem do mesmo tamanho, e assim, igualmente atingidas pela chuva ácida.

Qual a solução para este problema?
  • Incentivar a utilização dos transportes colectivos, como forma de diminuir o número de veículos que circulam nas estradas;
  • Incentivar a descentralização industrial;
  • Dessulfurar os combustíveis com alto teor de enxofre antes da sua distribuição e consumo;
  • Dessulfurar os gases de combustão nas indústrias antes do seu lançamento na atmosfera;
  • Subsidiar a utilização de combustíveis limpos (gás natural, energia eléctrica de origem hidráulica, energia solar e energia eólica) em fontes de poluição tipicamente urbanas;
  • Purificação do carvão mineral, antes de seu uso;
  • Emprego de caldeiras com sistemas de absorção de SO2 ;

Nenhum comentário:

Postar um comentário